“Foco é o que diferencia um especialista de um amador”
Daniel Goleman, psicólogo e escritor.
Onde está o seu foco? Para onde está voltada a sua atenção? Para alcançar o sucesso você deve estar atento a essas perguntas.
1. Estabeleça Objetivos
Estabeleça um ou dois objetivos principais para cada papel que você desempenha: na profissão, na família, no relacionamento, nas amizades… E não esqueça de você, sua saúde, seu intelecto e bem-estar também precisam de objetivos.
Dessa forma, você terá certeza de que nenhuma área importante da sua vida foi esquecida, e depois estabeleça os objetivos para cada uma dessas.
2. Desconecte-se
Que o mundo está cada vez mais digital, nós já sabemos, mas qual é a consequência de uma vida 24 horas conectada?
Para Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional, corremos o risco do empobrecimento da atenção, pois estamos constantemente lutando contra as distrações das telas – tablet, celular, computador, TV – e nesta luta, quase sempre, perdemos.
Ao ficarmos online, nossa concentração é afetada o tempo todo. “Pulamos de um assunto para outro muito rapidamente, sem nos aprofundarmos em nada”, observa o pesquisador e palestrante americano Robert Greene, autor de Maestria (Editora Sextante).
Para realizar uma determinada tarefa, que demande foco, não hesite em se desconectar. A simples atitude promete aumentar seu rendimento.
3. Treine seu cérebro
A rapidez dá o tom da comunicação de hoje. A linguagem é simplificada, recheada de abreviações. Assim, é cada vez mais difícil que as pessoas parem, por exemplo, para ler um livro de 200, 300 páginas.
Até as conversas longas estão ameaçadas de extinção, assim como a capacidade de argumentação. Incentive a si mesmo a fazer diferente. Ao ler uma obra clássica cheia de páginas, nosso cérebro é estimulado a pensar em enredos maiores e detalhados, que, em geral, não são de fácil interpretação e exigem maior foco e concentração.
4. Acalme sua mente
Muito se fala dos efeitos benéficos da meditação. “Tem o poder de acalmar a mente e melhorar a concentração para qualquer tema”, afirma Robert Greene.
Mas, se você nunca teve a chance de aprender a técnica, há opções práticas, ao alcance de todos, para acalmar sua mente. Um exemplo é, pela manhã, organizar uma lista de tarefas do dia. “Ao criar uma ordem de prioridades, o cérebro forma uma imagem mental do que precisa ser feito e já prevê a satisfação que será sentida depois da realização”, explica o terapeuta Luiz Fernando Garcia, de São Paulo, autor de O Cérebro de Alta Performance (Editora Gente). “Isso diminui a ansiedade e faz agir.”
Outra dica é investir no pensamento positivo. Ao repetir para si mesmo que é capaz de completar determinada tarefa ou realizar um sonho, todo o seu corpo é induzido a manter a confiança e o foco no que interessa.
5. Saiba isolar as preocupações
Seu prazo para resolver um determinado assunto está estourando? Más lembranças de um problema familiar atrapalham a sua concentração?
O fluxo da sua atenção está sendo interrompido pelas emoções. Se não der para resolver a questão de imediato e livrar a mente, tente isolar a preocupação até o término do expediente.
0 comentários